Computação Forense
Perícias e Evidências Digitais
Computação Forense ou Perícia Digital
O profissional Perito Forense especializado em computadores executa determinadas ações para investigar criminoso virtual, analisa as imagens em vários aparelhos do segmento digital decifrando entre outros tráfegos e mensagens encaminhadas e recebidas do possível suspeito como; invasões, abusos, roubos, extorsões que possam conter nos equipamentos.
A investigação digital pode ser iniciada pelo usuário que se sinta prejudicado de alguma forma, ou pelo poder judiciário se houver necessidade. A Computação Forense ou Perícia Digital é designada judicialmente ou extrajudicial (perícia particular por uma das partes).
Os recursos tecnológicos (tablets, notebooks, computadores, celulares e outros) são de extrema importância, mas ocorrem práticas de uso ilícito e assim cometem diversos crimes cibernéticos.
Os procedimentos por parte dos peritos são elaborados com softwares forenses e técnicas de averiguação das evidências, Perícia Forense ou Perícia Forense Computacional soluciona casos ocorridos em dispositivos digitais baseados em dados encontrados mesmo que estes tenham sido deletado.
Assim como outros tipos de evidências as evidências digitais devem atender a certos requisitos legais, podemos destacar cinco propriedades que devem ser atendidas para a evidência ser útil:
1- Admissível
2- Autêntica
3- Completa
4- Confiável
5- Crível ou acreditável
Admissível
A evidência reúne condições de ser apresentada em um tribunal ou em qualquer outro lugar. A legislação de cada país pode especificar de forma diferente o que é admissível em um tribunal. No Brasil, por exemplo, a prova ilícita é admitida desde que seja usada como forma de absolver o réu, jamais para condená-lo.
Autêntica
Evidências autênticas são aquelas que apresentam nexo de causalidade com o fato investigado de forma relevante.
Completa
Não é suficiente coletar evidência que fornece apenas uma perspectiva do fato. Para que o conjunto de evidências seja completo deve-se coletar evidências que possivelmente incriminariam um indivíduo e também evidências que possivelmente o inocentariam.
Confiável
Os procedimentos de coleta e análise não devem causar dúvidas da autenticidade e veracidade. Para a confiabilidade, a cadeia de custódia é elemento de suma importância.
Crível ou acreditável
A evidência deve ser clara, fácil de entender e que faça com que um júri acredite nela. Não adianta apresentar conceitos técnicos aprofundados para um júri, tentando o fazer acreditar que a prova é legítima, se este júri não vai entender a explicação
Tags: Evidência Digital - Evidência Eletrônica - Evidências Digitais - Evidências Eletrônicas - Vestígios Tecnológicos - Análise de evidências digitais