Perícia Digital
Perícia Forense Digital
Perito Forense em Informática - Perícias Computacional - Perícias em Computadores e Celulares
O que é Perícia Digital?
Com as novas tecnologias surgem trabalhos periciais na modalidade de crimes digitais como: invasões em computador (programas com códigos e solicitação de informações pessoais e muito mais), fraudes bancárias, golpes virtuais dentre outros.
Perícia Digital Judicial:
O Assistente Técnico Judicial na analise forense digital (averigua quando solicitado) e então descobre estas práticas criminosas com base em materiais ou arquivos armazenados nos aparelhos e softwares, um exemplo é o histórico de navegação após ser deletado, o Perito competente a esta área atuará identificando, analisando equipamentos e interpretando com base em documentos apresentados e assim a exibição da evidência (comprovação dos fatos fundamentados) é válida como prova judicial ou extrajudicial.
A perícia forense digital atinge o foco dos crimes cibernéticos tirando do anonimato os que se julgam invisíveis nas redes sociais ou por traz de programas de espionagem. Esclarecer a autoria de ilícitos eletrônicos é a missão da Perícia Digital ou Forense Digital.
Com grande conhecimento em computação e a prática em investigações tecnológicas o Perito Digital atua nesta área com metodologia específica e percebe até os menores rastros deixados em um aparelho ou equipamento.
Perícia Digital e a prova técnica
Não é necessário que o Juiz entenda todos os assuntos e por esta razão o auxílio de um Perito Digital se faz imprescindível (chamado perito do juiz); e este conhecimento técnico específico também é requisitado pela parte contrária para provas judiciais que contrata um Perito Particular.
Por inúmeros casos ocorridos diariamente os peritos tem a opção de escolha; Perito do Juiz ou Perito Particular e assim analisa, interpreta e apresenta laudos técnicos com responsabilidade.